O COLÉGIO

HISTÓRICO



O Colégio 17 de Agosto foi fundado em 2009 com a finalidade de ministrar a Educação Básica nos níveis: Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme a legislação vigente. A finalidade da educação ministrada tem orientação cristã, segundo os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e visa o pleno desenvolvimento de jovens críticos e reflexivos, preparados para o exercício da cidadania.


No ano da sua fundação, teve início o funcionamento do Colégio, com o 1º Ano do Ensino Médio, com implantação progressiva.


Em 2011, foi implantado o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º Ano), com o funcionamento de todas as turmas desse segmento.


Por que o nome Colégio 17 de Agosto?

Essa data está vinculada a um fato histórico ocorrido no bairro de Casa Forte. Em 17 de agosto de 1645, ocorreu uma batalha, na qual os holandeses foram vencidos pelos luso-brasilieros, numa das primeiras batalhas do Movimento da Restauração.

Nessa data, quando as tropas da Restauração atacaram este quartel general, Gaspar de Mendonça, o senhor do Engenho de Apipucos, teve a oportunidade de vingar-se do ataque sofrido dois dias antes, conforme descrito nas crônicas de então: "Ouvidas as descargas do combate travado naquele engenho no dia 17, Gaspar de Mendonça, velho e enfermo, partiu descalço pela lama do caminho, à frente de toda a gente de sua fazenda, provida de armas, com seu filho Cristóvão Paes e o padre Fr. Manoel do Salvador, que andou pela casa dos moradores daquela povoação, incitando-os ao combate; e terminada a peleja, derrotado o inimigo, regressa Gaspar de Mendonça, conduzindo os seus feridos para a sua casa de vivenda do engenho, onde foram pensados e cuidadosamente trados”.

Após três horas de investidas contra a “Casa Forte”, os holandeses entregaram-se, foram aprisionados e embarcados em um navio mercante para a Europa.



REDES SOCIAIS

CONTATO